Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu lugar no mundo tem sotaque alentejano parte I

IMG_6884.JPG

 

Deixei o Alentejo há quase 10 anos e não me lembro de alguma vez ter questionado a escolha que fiz. Talvez porque o instinto me tenha dito sempre que era por aqui, e a vida me mostre todos os dias que não podia ter sido de outra maneira. ''Como teria sido se tivesse ficado na minha terra?'', não sei nem nunca quis saber. Confiei, e confio, no ''qualquer coisa'' que me diz que os meus sonhos são grandes demais para o meu pedacinho de chão...que a ambição e a vontade de ser do mundo me impedem de sentir que ''cheguei'', seja lá onde for.

IMG_6849.JPG

 

Sei que não poderia ter sido de outra maneira, mas sei também que deixar o Alentejo me obrigou a abrir mão de uma grande quantidade de paz de alma. De uma vida mais aconchegada, mais cheia de afecto... Sei que em parte nenhuma deste mundo deito a cabeça na almofada com a mesma tranquilidade, que nenhuma outra melodia me acomoda mais do que esta canção.

Este fim de semana estive em Monsaraz. 

E depois de uma semana emocionalmente muito difícil, era tudo aquilo de que precisava. De dias cheios de tempo que chega para tudo. De sol, de silêncio e de pessoas boas! De comida caseira, e de me sentir no lugar onde todos falam a mesma língua que eu! 

 

Não conheço muito bem o alto Alentejo mas estou cada vez mais arrebatada pela paisagem. Pela comida (deixo-vos o restaurante maravilhoso que descobrimos para um outro post), e pela qualidade de vida que (re)descubro a cada visita.

 

IMG_6879.JPG

 

E estas lojinhas de produtos regionais? Mel aromatizado com alfarroba ou flor de laranjeira.... Azeite com alecrim... doces e compotas que misturam nozes, chocolate e canela. Uma perdição.

IMG_6880.JPG

 

Estão a ver a cadeira azul, de madeira? Tenho uma igual, do mesmo tamanho e da mesma cor. Foi a minha bisavó que comprou, na feira da terra, quando ainda estava connosco. Vi e fez-se ''ronha'' no coração. Aromatizou... como o mel e o azeite.

IMG_6882.JPG

 Meu Alentejo querido. Quente, seco, em flor <3

 

9.JPG

 E a liberdade de poder andar assim. Sem maquilhagem, sem saltos altos...

 

sem cabelo no sítio. 

Ah, coisa boa... 

 

Love*

Elza

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Elza Cordeiro 24.06.2016 21:20

    É impossível não sentir essa paz maravilhosa, não é? :) um beijinho
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.