Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Haja Saúde #1

 
 

1 Mexa-se! 

Experimente tirar 30 minutos do seu dia, no mínimo 3 vezes por semana, para praticar exercício físico.

Para além de prevenir inúmeras doenças, ajuda à manutenção dos ossos, músculos e das articulações.

E se pensa que as vantagens são apenas físicas engana-se. Faça exercício e sinta-se melhor: menos stressado, menos ansioso, melhor psicologicamente! 

 

2 Controle aquilo que come!

Faça uma alimentação saudável estando atento não só à quantidade mas também à qualidade daquilo que come. É importante satisfazer as nossas necessidades nutricionais de forma completa variada e equilibrada.

Costuma cair em tentações? Come a primeira coisa que lhe aparece? É um erro. A alimentação deve ser planeada, tal como todas as outras coisas ao longo do dia.

Evite períodos de jejum, coma várias vezes ao dia (com intervalos de três horas entre refeições), e reduza as quantidades.

 

 

3 Beba bastante água! 

Hidrate-se. Beba água ao longo do dia e não espere pela sede. A água é essencial ao bom funcionamento do organismo. 

Há várias vantagens e benefícios no consumo de água. Não esqueça BEBA ÁGUA.

 

 

4 Apague de vez o cigarro! 

Sabia que um fumador vive em média menos 10 anos que um não fumador?

Fumar não nos envelhece apenas por dentro mas também por fora: muitas vezes o aparecimento de rugas e de cabelos brancos precoces estão associados ao tabaco. Para além da parte ''estética'', o cigarro  aumenta ainda o risco de infertilidade, quer no homem quer na mulher, e leva a uma redução do “colesterol bom'' . Se quer viver mais e viver bem, NÃO fume.

 

5 Corte no álcool!

O consumo excessivo de álcool está associado a um aumento do risco de desenvolver doença de Alzheimer, Parkinson, AVC, angina de peito, perdas de memória, fraturas, osteoporose, diabetes, úlcera gástrica, hepatite e cirrose, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, cancro da mama, da boca, do aparelho respiratório e digestivo.... precisa de mais motivos? Então cá vai: o álcool é altamente calórico e amigo íntimo dos quilinhos a mais!

 

 6 Durma bem!

O sono é regenerador e reparador. Para pensarmos, trabalharmos, tomarmos decisões, bem como para treinarmos, precisamos de dormir !

O sono está relacionado com a manutenção e conservação de energia bem como à diminuição do stress.

A perda de massa gorda pode estar igualmente relacionada como sono. Porquê? Porque enquanto dormimos a produção da leptina ,hormona da saciedade, aumenta e a grelina, hormona do apetite, diminui. 

Não dormir tem várias implicações físicas e psicológicas. Ter saúde passa necessariamente por dormir bem! 

 

 

7 Mime-se!

Tire 30 minutos do dia para si. Encontre um hobbie, algo que goste realmente de fazer, como ler um livro, pintar, ouvir música, ou passar tempo com os amigos e/ou familiares.

É muito importante cuidarmos de nós e fazermos coisas que nos proporcionem prazer. Saúde é também isso.

 

8 Pense positivo!

Por último, mas não menos importante, pense positivo!!!!

Lembre-se que um pensamento positivo atrai outros pensamentos positivos, o que se traduz numa vida mais feliz, e consequentemente mais saudável!  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se tiverem questões, ou temas que gostariam de ver abordados aqui, já sabem...enviem mensagem ou email!

 

Love*Love*Love